Como fazer um dissipador para memoria RAM.

LISTA DE MATERIAL:
4 dissipadores EE0012mm (vendido em lojas de material eletrônico)
10 cm de Fita Dupla Face
Alcool Isopropílico

CUSTO
R$ 4,50 

FERRAMENTAS
faquinha sem serra, Micro Retífica ou serra para ferro, alicate de pressão ou morsa.
1 pedra de limar e amolar ou 1 esmeril.

Será utilizado panos, agua corrente e um pouco de Kaol ou Silvo 

PROCEDIMENTOS

Junte todo material e ferramentes que irá utilizar na sua bancada ou numa pia que tenha agua corrente para facilitar o término.
O primeiro passo é cortar os dissipadores que em nosso caso, escolhemos no formato e medidas acima de (20mm).
Estes dissipadores são vendidos em lojas de material eletrônico e tem diversos tamanhos e formatos. Fica aqui a dica para que você escolha e faça o seu em sua casa, gastando menos de 5 reais e deixando seus módulos mais eficientes que os originais.

 
Dissipadores e material a ser utilizado na bancada.



Não se preocupe se eles estão feios ou opacos. O tempo proporciona a oxidação e deixa o alumínio opaco e sem brilho.


Ao final e após o polimento caseiro by Brazucas Home OverBR (organizações não Tabajaras) os dissipadores irão brilhar mais que os que são vendidos nas lojas. E você terá um modelos que ninguém possui e ainda o gostinho de ter algo feito por você.

Depois de já ter 'organizado' e pego todo o material a ser utilizado, vamos começar pelos cortes dos pequeninos dissipadores.
No nosso caso escolhido, eles são do mesmo tamanho dos nossos chips de memória que estão no módulo, e por isso só teremos que cortar a união (corpo do meio) entre eles.
Este dissipador originalmente é utilizado em equipamentos eletrônicos e não possui furação nem recortes. Podemos fazer da nossa maneira e do nosso jeito.

No meu caso, eu optei por utilizar estes com desenhos diferentes das 'aletas' que são pontiagudas e em formatos que lembram o fogo....(que imaginação eim....)
continuemos....e que prossigam os dedos... 


Quando for cortar os dissipadores, utilize óculos de segurança e não segure diretamente com a mão, poderá além de cortar e se ferir, de queimar-se devido ao calor do atrito de corte.



Nunca use qualquer tipo de ferramenta sem o devido cuidado, nem se for para um pequeno e minísculo serviço. Proteja-se sempre OK.


 
Não se preocupe, quando terminar o corte, perceberá que ficaram pequenas rebarbas. Iremos lixar ou limar no final do corte e dar o acabamento para que além de ficaram planas fiquem também polidas.



Aqui utilizei uma pequena pedra de limar (aquelas que são vendidas em feira) A que sua mãe usa para afiar as facas.


Passe a base do dissipador firme e forte em um só sentido e para frente e para trás. Irá deixar sua base em questão de segundos muito bem acabada. O alumínio é bem 'mole' e por isso não oferece resitências maiores com lixas ou limas.
Se você não tiver uma pedra na sua casa, ou não conseguir achar, poderá também utilizar uma folha de lixa grossa OK e depois uma fina para tirar a porosidade e dar aquele trato final, ficando com cara de polidos.

Até aqui, nenhum problema e nenhuma dificuldade não é mesmo? Então continuando....


Depois de limadas aqui, ficaram bem retas e com a base uniforme. Perfeitos para a união ideal dela com os chips de memória ou os mosfets da Placa Mãe.


DEPOIS DE CORTADOS - O POLIMENTO

Chegamos até aqui, podem guardar as ferramentas que deste ponto em diante utilizaremos apenas nossas mãos e uma escova de dentes. Agua corrente e paciência para polir e dar aquele trato e cara de 'nova'.
No nosso caso, os dissipadores que compramos já estavam guardados há algum tempo, e por isso a crosta opaca e preta acinzentada estava dura. Levamos mais trabalho e mais tempo que o normal.

Porém se você comprar dissipadores novos, não precisará deixar de molho para polir e pode pular esta etapa se assim achar melhor OK.

vamos polir ?...

 
Todas as bases limadas, lixadas e quase 'lisinhas' para polir. No meio delas achamos uma que não estava 'aprovada' e limamos a danada novamente antes de polir.


 
Como mencionei acima, este processo só é preciso se estiverem muito opacos ou com crostas. Caso contrário podem pular.

O pequeno copinho que deixamos ali, você poderá utilizar qualquer vasilha também, mas com algumas gotinhas de KAOL ou SILVO ou qualquer outro produto para polimento. existem no Mercado produtos específicos para polimento de alumínio e brilho (que são os vendidos para brilho de panela de cozinha), acreditem o aluminio fica brilhando como louco, parecendo até que tem luzes dentro dele....hihihi...
Não espalhem por ai não as dicas eim.... tudo isso é segredinho e deve permancer só entre nós.

Faça o processo em sua casa, e teste. Umas bos 10 gotas de SILVO, um poquinho de alcool e um outro pouquinho de agua. Deixe por 10 a 15 minutos lá dentro.




SEGREDINHO DO DOC.BROWN : agua + silvo + alcool e 15 minutos. O alumínio fica linda e novo.


Enquanto isso, vamos limpar nossa memória?

Pegue o módulo e retirar todos os adesivos, sujeiras e qualquer outro corpo estranho que não seja nada além dos chips. Só eles devem permancer na placa.
Limpe tudo muito bem, e se precisar esfregar? sem medo. Esfregue utilizando uma boa e velha escova de dentes.

Alcool isoopropílico nela e esfregão pra cima e para baixo. Isso deve ser suficiente para deixá-la novinha em folha, e sem aqueles horríveis adesivos de garantia, que só neste módulo que ganhamos tinha bem uns 4 ou 5 adesivos.... hhiihhihi


 

LIMPE TUDO muito bem. Se precisar e for necessário, esfregue a memória usando a escova de Dentes e Alcoolisopropílico. Sem medo.

 

Não se esqueça de retirar todos os adesivos..colantes...papeizinhos.... e etiquetas...






Receita de sucesso: ALCOOL E ESFREGÃO NELA.



Esfregue somente com uma escova de dentes eim, nada de usar bombril ou outro material.



enxugar.....limpar e secar......pode usar papel toalha..... e.....



Num passe de mágica, a memória vai parecer que foi comprada hoje numa magazine de peça TOP.


A MONTAGEM FINAL DOS DISSIPADORES

Módulo perfeitamente limpo e sem poeira ou sujeira. Agora chegamos ao passo final da montagem do nosso dissipador exclusivo.
Vamos utilizar fita dupla face (as mais fnas que você encontrar, assim não provocará isolamento ou má dissipação do calor entre o chip e o corpo de alumínio do dissipador.)
O correto é usar fita termo dupla face, mas cada 15 cm custam 30 reais. Então , continuando no lema, SOMOS BRAZUCAS, vai dupla face normal OK.



 

Corte pequenos pedaços da fita e cole sobre os dissipadores, sem retirar a proteção.


 
Depois de tudo cortado, vá colando-os um a um. 



Medida perfeita e acabamento profissional ! Sorte de principiantes? ummm....



Pronto, finalmente após uns bons 30 minutinhos, você fez um dissipador que é muito mais eficaz que a maioria dos outros comercialmente vendidos. Primeiro por seu tamanho e segundo por estarem diretamente colocados sobre os chips.
Não ficaram lá lindos e maravilhos, mas ficaram perfeitos para o propósito. Refrigerar melhor as memórias. E assim conseguir alcançar melhores marcar no mundo dos entusiastas.

Se você também ama casemod assim como eu !! Este tutorial é perfeito. Você poderá melhorar usando a sua própria criatividade.
Pinte os dissipadores antes de colar com spray...de vermelho? Pretos? enfim, use sua cabeça e faça algo bem bacana e bonito.

Abaixo, algumas fotos da memória finalizada, e em breve postarei algumas outras fotos deles nos mosfets de uma velha mobo guerreira aqui.


 
O início e o fim !! Lado a Lado...quem diria não é mesmo? Criatividade brasileira.



Como falamos logo acima, existem dezenas de modelos nas lojas. Escolha o seu e faça um hoje mesmo.