Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?


Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?Muita gente fica perguntando porque seu HD de 40GB só mostra 37GB sem contar as explicações absurdas... Então resolvi pesquisar mais profundamente nos sites dos fabricantes dos HD's e descobri o porque.
Padrões de medida de capacidade de armazenamento
Discrepância entre capacidade reportada e capacidade real
Muitos consumidores ficam confusos quando o sistema operacional reporta, por exemplo, que o novo disco rígido de 10,24 Gbytes reporta somente 9,85 Gbytes de capacidade útil. Vários fatores podem ser responsáveis pela capacidade reportada de um disco rígido. Infelizmente, há dois sistemas numéricos que podem ser usados para expressar unidades de capacidade de armazenamento: binário, que diz que um kilobyte é igual a 1024 bytes; e decimal, que diz que um kilobyte é igual a 1000 bytes. O padrão da indústria de armazenamento é mostrar a capacidade em decimais. Apesar de se ter mais bytes no sistema binário, a representação de um Gbyte no sistema decimal mostra uma capacidade maior. Para entender a capacidade real do disco rígido, você precisa saber em que base (binária ou decimal) a unidade de medida está sendo usada para representar a capacidade. Outro fator que pode causar erros de representação do tamanho de um disco rígido é a limitação da BIOS. Muitas BIOS antigas aceitam um número limitado de cilindros.
Motivação para prefixos propostos para múltiplos binários
No passado, os profissionais de computação perceberam que 1024 ou 210 (binário) era praticamente igual a 1000 ou 103 (decimal) e começaram a usar o prefixo "kilo" para significar 1024. Aquilo funcionou muito bem por uma década ou duas porque todo mundo que falava kilobytes sabia que o termo queria dizer 1024 bytes. Mas praticamente de uma hora pra outra, um número muito maior de pessoas comprou computadores e os profissionais de informática tiveram que conversar com físicos, engenheiros e até pessoas comuns, e todos sabem que um quilômetro é igual a 1000 metros e um quilograma é igual a 1000 gramas.
Geralmente, quando duas ou mais pessoas começam a discutir capacidade de armazenamento, alguns se referem a valores binários e outros, a valores decimais, sem que haja nenhuma distinção entre os dois. Isso já causou muita confusão no passado. Em um esforço para amenizar a confusão, os principais fabricantes de discos rígidos usam valores decimais para definir capacidade de armazenamento.
Como sistemas operacionais reportam capacidade de unidadeWindows XP/2000/NT
No Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse em uma letra de unidade e clique em Propriedades. Você verá capacidades em bytes, Mbytes e Gbytes.
Windows 98/Me
No Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse em uma letra de unidade e clique em Propriedades. Você verá bytes, Mbytes e Gbytes.
Prompt do DOS – O CHKDSK mostra bytes
Prompt do DOS – O FDISK mostra Mbytes
DOS/Windows 3.x
O CHKDSK mostra bytes
O FDISK mostra Mbytes


Fontes: Seagate e Maxtor
Textos traduzidos e adaptados por:
Sonic the Hedgehog
Espero que agora antes de alguém perguntar novamente porque que seu HD está com "defeito" l