Que falhas o computador apresenta quando o processador está com problemas?

Superaquecimento
Seja devido à poeira que fará o cooler (ventoinha) do processador girar mais devagar ou ao endurecimento da pasta térmica, que fica entre o processador e o cooler, um aquecimento acima do normal pode resultar em travamentos ou em completa inatividade do computador.
A falha pode ser gradativa ou acontecer de repente. Os primeiros indícios podem travamentos durante atividades pesadas como rodar jogos com gráficos elaborados ou renderização de vídeos. Entretanto, se você não é gamer ou editor de vídeo, o aquecimento acima do normal pode ficar oculto e só  se manifestar quando for tarde demais.
Entretanto, esse problema é mais frequente em componentes mais novos. A maioria das placas modernas possui um sistema para evitar que o processador frite. Elas vêm com um limitador de temperatura que desliga o sistema caso sejam detectadas temperaturas acima dos limites aceitáveis, que vão até 70ºC).
Você pode monitorar o funcionamento do processador e do cooler através do programa HWMonitor. Esse programa irá fornecer informações em tempo real da temperatura do processador e também da velocidade dos coolers.
Programa HWMonitor monitora temperatura e voltagem dos componentes do computador (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)


x

Se mesmo em modo ocioso o processador estiver com uma temperatura alta, acima de 60°C, é necessário verificar se o cooler e a pasta térmica estão funcionando normalmente. Geralmente, esse tipo de falha começa a acontecer depois de alguns anos, mas uma limpeza interna no gabinete ou notebook e a reposição da pasta térmica costumam resolver esse tipo de problema.
Em alguns casos, essas disfunções podem ocorrer apenas em dias quentes. Porém, se estiverem acontecendo com frequência, esses problemas só serão corrigidos quando a máquina for levada até alguma assistência técnica.
Caso o problema persista, mesmo a checagem dos coolers e aplicação de nova pasta térmica, é provável que a placa-mãe ou a fonte esteja passando uma voltagem errada para o processador ou para o cooler. Apesar de não ser uma falha frequente, pode acontecer.
Morte prematura
Um processador tem um tempo de vida bastante alto. Em uso moderado, você pode ver uma mesma máquina funcionar com o mesmo processador depois de 20 anos. Entretanto, má qualidade de energia, aterramento e, principalmente, problemas de refrigeração, podem limitar a vida de um processador.
É importante salientar que computadores que são muito exigidos, como servidores ou estações de edição de vídeo podem ter seu tempo de vida reduzido. Contudo, é mais fácil outros componente apresentarem falhas antes do processador.
Processadores tem vida longa quando utilizados adequadamente (Foto: Divulgação / AMD)

Como identificar problemas no processador do seu computador ou notebook
Quando o computador trava e só volta a funcionar depois de alguns minutos, ele provavelmente está com superaquecimento, fazendo com que a sua placa-mãe desative o processador para evitar que ele queime. Nesses casos, o procedimento é limpar o cooler e verificar o seu funcionamento. Caso tenha se passado mais de um ano da compra do computador, é recomendável trocar a pasta térmica que fica localizada entre o processador e o cooler.