Análise: Cooler Box Intel vs Cooler Master Hyper T4

Gostaria de compartilhar hoje com vocês uma análise que fiz entre o Cooler Box Intel e o Cooler Master Hyper T4, bom, para começarmos eu gostaria de passar algumas especificações sobre como foi realizado o teste, vejam abaixo:

Computador:

Processador: Core i7 6700T 2.80Ghz
Placa de vídeo: AMD Radeon R7 360
Placa-mãe: Gigabyte H110M-H DDR3
Memória: 2x Kingston HyperX Fury DDR3
HDs: 1TB Seagate
SSDs: 240GB Kingston
Gabinete: Cougar MX200
Fonte: Cooler Master GX450 Storm Edition

Temperatura Ambiente e Pasta Térmica:

Ambos os testes foram realizados com a temperatura ambiente de 28ºC. Já a pasta térmica, optei por não usar a que vem junto com o Cooler, comprei uma Deepcool Z5 para testar

d66C8Kq.jpg

Aviso Importante:

Ao realizar o teste do Cooler Box da Intel, estava com 2 FANS de 120mm na tampa lateral do gabinete, porém ao realizar o teste com o Hyper T4, tive que retirar essas FANS para que a tampa pudesse fechar. No caso acabei perdendo essas 2 FANS por causa de espaço, porém já testei o computador antes mesmo de instalar essas 2 FANS e a diferença de ºC dentro do gabinete é mínima, ambas eram mais por questão de estética do que de refrigeração.

Vamos aos testes...

Cooler Box Intel

Análise: Ao contrário de muitas críticas que vejo gostaria de informar que o Cooler Box sempre me atendeu muito bem em temperaturas que não tem perigo algum para realizar danos ao processador, vejam abaixo as temperaturas:

Computador em IDLE (parado)

vgHCYqo.png

Computador em teste de Stress (100%)

OHAmIWV.png

Jogando CS GO por 1 hora

fSvyCRN.png

Agora vamos ao Hyper T4...

Cooler Master Hyper T4

Análise: Confesso que ao deixar o computador em IDLE senti pouca diferença e pensei que teria apenas gastado dinheiro à toa, mas ao começar realizar testes mais intensos fiquei muito surpreso, vejam abaixo as temperaturas:

Computador em IDLE (parado)

57B0epN.png

Computador em teste de Stress (100%)

YsyF4VW.png

Jogando CS GO por 1 hora

SXS6aBU.png

Análise final sobre ambos os processadores

Bom, como vocês puderam notar, em IDLE o computador teve apenas 2ºC à menos do que o Cooler Box, já no teste de Stress essa diferença caiu para 22ºC e no teste do CS GO para 9ºC.

Abaixo vou deixar uma planilha feita juntamente com o gráfico para comparações:

hco4YZ2.png

Considerações finais

Bom, se você está pensando em realizar um pequeno OC ou até mesmo melhorar a temperatura do seu processador para aumentar o tempo de vida útil do mesmo, o Cooler Master Hyper T4 é uma ótima escolha, um ótimo custo x beneficio. Paguei R$ 110 (fora o frete) e estou muito satisfeito com os resultados.

Vou deixar abaixo também duas fotos realizadas no processo de instalação do Cooler:

QdcWWKq.jpg

hXF9IsJ.jpg
 (Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1226817-an%C3%A1lise-cooler-box-intel-vs-cooler-master-hyper-t4/)