Lapidando processador (Lapping Processor)


Resolvi abrir esse topico pra compartilhar com todos a lapidação que fiz no meu cooler. Para quem não sabe, lapidação do dissipador é lixa-lo para diminuir a rugosidade, ranhuras ou fissuras por menores que sejam, afim de aumentar o contato do dissipador com o CPU 

O ideal de dissipador perfeito é que tenha 100% de contato com o CPU, dispensando totalmente o uso de pasta térmica. Infelizmente isso ainda não existe, por isso ainda se usa pastas térmicas para preencher apenas os vãos por microscopicos que sejam, entre o die do CPU e o Dissipador. 

Uma dica para aplicar a pasta, para coolers com o dissipador mais rugoso, rustico, é usar pastas termicas mais viscosas, para que não escorram entre os vãos, garantindo o melhor contato possível com o dissipador. Para dissipadores lapidados usar pastas térmicas menos viscosas e em menor quantidade, para que escorra naturalmente e preencher apenas os ainda menores vãos entre o die do CPU e Dissipador. 

Agora voltando ao assunto principal, a lapidação. É um processo um pouco trabalhoso, se você ja tem os materiais necessários em mãos, ainda sim irá lhe tomar, 2 ou 3 horas pelo menos. 



Segue o Hardware: 

Cooler: Cooler Master Hyper TX2 
CPU: Intel Core 2 Duo E8500 3.16 Ghz. 

Materiais utilizados: 

1 Lixa d'água 600 
1 Lixa d'agua 1200 
Alcool Isopropílico 
Flanela limpa e seca 
Detergente neutro. 
1 Lata de Brasso, Silvo ou Kaol (eu utilizei Silvo) 
Algodão. 
Massa de polir (para carros, motos etc) 
Superficie lisa e firme, geralmente vidro. 

O procedimento: 


Primeiramente procurei uma superficie lisa e firme, e acabei escolhendo a tampa de vidro do fogão, coloquei uns panos em volta pra não fazer muita sujeiro e pronto. 

A lapidação deve se iniciar com a lixa mais grossa depois a mais fina, então comece fixando a lixa 600 no vidro, molhe a parte de tras da lixa com cuidado e a coloque sobre o vidro, depois use fita adesiva em todas bordas para fixar totalmente, evitando que a lixa deslize, ela deve ficar fixa para poder ter uma boa lapidação. 

Depois da lixa 600 fixa, coloque um pouco de água, (de forma alguma lixa d'agua deve ser usada sem água.) depois adicione um pouco de Silvo, isso ajuda a lapidar o metal. 

Com a lixa toda molhada comece a lixar a base do dissipador com cuidado, em movimentos circulares, a cada 20 voltas girar o cooler 45º para que a lapidação seja uniforme e evitar partes irregulares. 

Tenha paciência, o procedimento pode levar 1 hora só na lixa 600, molhe a lixa sempre que for necessário, e adicione mais Silvo (ou Brasso, ou Kaol). 

Olhando a base do dissipador durante o processo, notei que o centro continuava rustico, sem lixar e toda a borda ja começava a ficar lisa. Isso é normal! por estar fazendo movimentos circulares, as bordas acabam sendo lixadas mais que o centro, continue até que toda a base fique lixada igualmente e sem nenhuma curva, ou parte mais alta, irregular. 

Quando terminar com a lixa 600, irá perceber que ja está mais reflexivo que antes, então troque pela lixa 1200, fixe-a da mesma maneira, molhe a lixa dessa vez com agua e detergente neutro, isso ajuda a escorregar, e dessa vez faça movimentos retos, para frente e para tras, ainda girando 45º a cada 20 idas e voltas. 

Terminado com a lixa 1200, isso por volta de 2 horas após o inicio de tudo, o dissipador ja deve estar bem reflexivo que seu normal, agora só lavar ele com agua corrente e polir. 

O polimento deve se iniciar com o Liquido para limpar metais, o Silvo no meu caso. 

Use a Flanela para limpar a base do dissipador, irá notar que a flanela irá sair preta depois de algumas passadas, continue limpando até notar que esta saindo praticamente limpa, pode passar com força, pra dar um bom brilho. 

Depois use flanela também para passar a massa de polir. 

E finalmente use Algodão e Alcool Isopropílico para limpar 100% de qualquer substancia remanescente no dissipador. 

Agora o dissipador deve refletir como um espelho, e está pronto para receber a pasta termica e encaixar no CPU. 

Para os mais corajosos, e quiserem lapidar o die do CPU, recomendo usar somente a lixa 1200, até ele obter um brilho, polir depois limpar com alcool isopropilico 100% até as partes debaixo, para garantir que não ficou nenhuma substancia no CPU. 

Quando lapidei meu CPU, cai agua e detergente com pó de cobre até nos conectores dele, sem problemas uma limpeza cuidadosa com alcool isopropílico deixa ele como novo. 

Atenção!! Cuidado ao manusear o Alcool, ele é tóxico, não é como o etílico, e pode causar doença. Tive um ganho de temperatura de até 10º após a lapidação e a aplicação da Pasta térmica Arctic Silver 5 (a AS5 tem um tempo de cura de 200 horas). 

Antes em idle ficava em média de 45º o que agora é o Full Load.