O que é TDP?

TDP é a sigla para o termo em inglês Thermal Design Power, que em português é conhecido como Projeto de Força Térmica, e representa a quantidade de energia (calor) que precisa ser dissipada para o bom funcionamento de um componente eletrônico.
Nos computadores modernos, o processador é o componente que mais produz calor e os fabricantes liberam um TDP associado a cada processador para os montadores poderem dimensionar melhor o sistema de refrigeração do computador. Um sistema de refrigeração inadequado para dissipar o calor gerado pelos componentes eletrônicos pode causar uma queda no desempenho ou mesmo queimar o dispositivo, sendo que algumas vezes chegam até a pegar fogo literalmente.
ci7_980x_ventoinha_na_placa

O TDP de um processador é uma medida aproximada do calor produzido ao executar aplicações reais que demandam alto poder de processamento, como jogos, simulações científicas e codificação de áudio e vídeo. Como o comportamento do processador varia bastante de uma aplicação para outra, o TDP é determinado por uma média considerando diversas aplicações de teste acrescentando uma margem de segurança. Entretanto, a maioria dos fabricantes estima um TDP abaixo da quantidade máxima de calor que o processador para diminuir os custos do sistema de refrigeração.
Os processadores mais modernos incluem dispositivos de segurança e caso haja sobrecarga na temperatura eles diminuem a frequência de funcionamento, com isso gerando menos calor, fazendo com que o processador não chegue a queimar. O vídeo a seguir mostra o que pode acontecer com o seu processador caso o sistema de refrigeração e de segurança não funcionem adequadamente.

O TDP não é exclusividade dos processadores de uso geral. Placas de vídeo de alto desempenho geram bastante calor e muitas já são disponibilizadas com um sistema de refrigeração independente. Os fabricantes de computadores precisam considerar todas as fontes de calor para produzir um sistema de refrigeração adequado a todos os componentes, por isso gabinetes de computadores de alto desempenho possuem ventoinhas nos gabinetes.
É importante verificar se todas as ventoinhas estão funcionando adequadamente. Os computadores modernos disponibilizam informações de temperatura e funcionamento de hardware, incluindo as ventoinhas, que podem ser acessados por programas específicos.
Os celulares também possuem TDP, mas como são de baixa potência, o calor é dissipado sem a necessidade de um sistema de refrigeração com ventoinhas. Após a execução de jogo com gráficos 3d ou uma longa ligação é possível perceber com as mãos o calor gerado no dispositivo. Embora tenham sido registrados casos de celulares que literalmente pegaram fogo, a bateria costuma ser a vilã nessas histórias. Vale também tentar estas dicas para celulares que estão esquentando muito.

Para evitar que seus dispositivos queimem ou literalmente peguem fogo, é importante não superaquecê-los. Principalmente no verão, evite a exposição direta de seus dispositivos ao sol. Se achar que o computador ou celular estão muito quente, por segurança desligue-os e aguarde até resfriar.