'Um administrador bloqueou a execução deste aplicativo'; saiba resolver

O Windows tem um sistema de controle de contas de usuário que visa a impedir que pessoas não autorizadas façam alterações no computador. Entretanto, esse recurso de segurança pode bloquear o acesso a aplicativos legítimos. Nesse caso, a mensagem "Um administrador bloqueou a execução deste aplicativo" será exibida na tela e não será possível executar o programa.
No tutorial a seguir, confira como desativar o Controle de Conta de Usuário (UAC) do Windows para desbloquear a execução de aplicativos. O procedimento foi realizado em um PC com Windows 10. É necessário ter acesso a uma conta com privilégios administrativos para seguir as instruções.

Passo 1. Use a busca da Cortana e pesquise por "cmd". Clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro resultado e, no menu de contexto, selecione a opção "Executar como administrador";

Abra o Prompt de Comando como administrador — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Na janela do Prompt de Comando, copie e cole o código "REG ADD HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /V EnableLUA /T REG_DWORD /D 0 /F" (sem aspas);

Execute o código indicado — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Uma notificação será exibida informando a necessidade de reiniciar o computador. Clique sobre ela;

Alerta informa sobre necessidade de reiniciar o PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Por fim, pressionar "Reiniciar agora" para reiniciar o PC e desativar o Controle de Conta de Usuário do Windows (UAC).

Reinicie o computador para desativar o UAC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Após reiniciar, você poderá usar normalmente os programas do seu PC.