Como desbloquear, editar e excluir 'arquivos em uso' no Windows

É possível editar seus arquivos no PC. Ou seja, aplicar um nome diferente, movê-lo para outro lugar ou excluí-lo completamente. Porém, ao tentar fazer essas ações, o Windows pode avisar que outro processo "bloqueou" o arquivo e que, por isso, você não tem permissão para editá-lo. O sistema naturalmente impedirá que você faça alterações em um documento que já foi aberto em outro lugar. Porém, há formas de desbloquear e mexer nesses arquivos. Veja como fazer isso.
Veja como desbloquear arquivos "em uso" no Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo


O que significa "bloqueado"?

No cenário desse tutorial, o termo bloqueado não trata de arquivos com bloqueio de senha ou pastas que negam o acesso devido a direitos de segurança insuficientes. O que acontece é que quando um arquivo está sendo usado por um processo, o sistema o bloqueia para que você não possa editá-lo fora desse processo. Existem formas de contornar isso, basta seguir as dicas a seguir.
Se você não sabe qual processo está bloqueando o arquivo, reinicie o PC
Caso você não saiba qual processo está bloqueando o arquivo, uma solução simples é reiniciar o PC. Isso também reinicia todos os processos em seu computador, o que significa que qualquer processo que esteja bloqueando arquivos será reiniciado.
Se você sabe qual processo está bloqueando o arquivo, finalize-o
Em alguns casos, o Windows indica qual aplicativo bloqueou o arquivo. Basta encerrá-lo. O nome do processo pode aparecer quando você tentar editar o arquivo. Nesse contexto, o sistema exibe uma tela de erro com algumas informações.

Windows informando que o arquivo está aberto em outro app — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

A solução no exemplo acima é encontrar o aplicativo que está com o documento aberto e encerrá-lo. Dessa forma, o bloqueio no arquivo é retirado. Se fechar o software não resolver, há uma chance de o processo não ter sido totalmente interrompido.
Primeiro, assegure-se de que o processo não é algo crucial para a operação do Windows. Se você tiver certeza de que o processo não é parte integrante do sistema, feche-o.
Caso não consiga encerrá-lo usando o modo tradicional, faça o seguinte:
Passo 1. Abra o Gerenciador de tarefas, pressionando "Shift + Ctrl + ESC";
Passo 2. Na janela do Gerenciador de tarefas, clique na opção "Mais detalhes";

Clicando na opção "Mais detalhes" — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 3. Em seguida, clique na guia "Detalhes" e encontre o processo que está bloqueando seu arquivo;

Acessando a guia "Detalhes" — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 4. Com o processo selecionado, clique no botão "Finalizar tarefa" no canto inferior direito.
Encerrando o processo que está bloqueando o arquivo — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo