Facebook lança plataforma para monetizar streaming de jogos no Brasil



O Facebook revelou um novo programa que busca estimular os streamings de games na rede social. Lançado no Brasil nesta quarta-feira (19), a plataforma Level Up promete permitir que streamers ganhem dinheiro a partir das suas transmissões ao vivo. A empresa também promete que os seus usuários terão acesso antecipado a novas ferramentas. Veja, a seguir, como o Level Up funciona e como entrar no programa do Facebook.

Como vai funcionar

O Level Up funciona de forma similar aos bits e cheers da Twitch, e os criadores de conteúdo poderão ganhar dinheiro através do Facebook Stars. O recurso possibilita que os espectadores enviem um número X de estrelas por meio do bate-papo de uma transmissão. O Facebook, por sua vez, pagará ao criador US$ 0,01 (cerca de R$ 0,04) por estrela recebida. O processo de pagamento será feito por meio das contas do Facebook, App Store ou Play Store.
Quantidade de estrelas que pode ser enviada e o preço correspondente em dólares — Foto: Divulgação/Facebook
Os criadores poderão acompanhar quantas estrelas receberam, bem como ver comentários das transmissões por meio do Painel do Streamer. A empresa ainda está fazendo teste de Stars gratuitas. A ideia é que os fãs apoiem seus criadores favoritos, pelo menos no primeiro momento, sem nenhum custo.
Como parte do programa, os criadores brasileiros também terão acesso antecipado a novos recursos, entre eles:
  • Transcodificação premium (permitindo streaming a 1080p/60fps);
  • Painel de streamer personalizado;
  • Suporte do Facebook para resolução de problemas e relatórios de bugs.

Como participar do programa Level Up

Ao acessar o fb.gg/streamer, o usuário que atender aos critérios será redirecionado para uma página deste tipo — Foto: Reprodução/Bruna TellesAo acessar o fb.gg/streamer, o usuário que atender aos critérios será redirecionado para uma página deste tipo — Foto: Reprodução/Bruna Telles
Para se inscrever no Programa Level Up, é necessário atender aos seguntes critérios:
  • Criar uma página de “Criador de vídeo de jogo";
  • Transmitir conteúdo de jogos (com jogo marcado) por pelo menos quatro horas nos 14 dias anteriores;
  • Transmitir conteúdo de jogos por pelo menos dois dias nos 14 dias anteriores;
  • Ter pelo menos 100 seguidores na página;
  • A página precisa ter sido publicada há pelo menos 30 dias.
Para verificar a disponibilidade e informações adicionais, basta acessar o fb.gg/streamer. Além dos recursos citados acima, criadores que já realizem transmissões pela plataforma receberão convite para o grupo de comunidade com outros membros.