Asus ZenBook – há uma nova geração de computadores portáteis

Foi no decorrer da IFA, em setembro passado, que a Asus deu a conhecer uma nova série de computadores portáteis que chegariam ao mercado em breve.
Os novos portáteis de 13″, 14″ e 15″ são considerados os mais compactos do mundo, vêm com um touchpad completamente renovado e exclusivo com NumberPad integrado e já estão em pré-venda em Portugal.

Asus ZenBook - há uma nova geração de computadores portáteis
A Asus acabou de anunciar em Portugal a chegada da nova geração ZenBook, com os novos ZenBook 13 (UX333), ZenBook 14 (UX433) e ZenBook 15 (UX533).

Inovação é a palavra de ordem

Estamos perante a série premium de portáteis finos e leves com um design totalmente original, onde o ecrã NanoEdge (quase sem margens) se destaca. Estamos a falar numa área de cerca de 95% de ecrã a ocupar a estrutura, segundo indicação da marca.
Os novos ZenBook 13 e 14 incluem o NumberPad exclusivo, considerado um aprimoramento de produtividade inovador que fornece um teclado numérico de tamanho grande retroilumindado por LED integrado no touchpad. Esta é uma característica que poderá aumentar a produtividade de muitos profissionais que se veem obrigados a utilizar o computador portátil diariamente.
De notar que todos os modelos possuem uma câmara IR 3D especial que permite autenticação facial rápida com Windows Hello, mesmo em ambientes com pouca luz.

O desempenho da nova geração dos Asus ZenBook

A marca equipou os novos Asus com processadores Intel Core i7 de 8.ª geração, sendo que o modelo da placa gráfica poderá variar consoante o modelo escolhido e o mesmo acontece com a placa gráfica que nalguns modelos é a Intel UHD Graphics 620 e outros poderão vir complementados com uma NVIDIA GeForce GTX 1050. Poderão também variar no que respeita à RAM que poderá ser de 8 ou 16 GB e ao próprio SSD que poderá variar entre os 256GB e os 512GB.


Outra particularidade prende-se com o facto de estes modelos já virem equipados com Wi-Fi 6. Além disso, como interfaces de ligação contam com uma porta USB Type-C e uma porta USB tradicional tipo A. Todos os modelos incluem ainda uma porta HDMI de tamanho normal e um leitor de cartões microSD ou SD.

A preocupação com o conforto

A nova série ZenBook vai mais além com a exclusiva dobradiça ErgoLift, uma obra-prima de engenharia projetada para inclinar automaticamente o teclado para a posição de digitação mais confortável. Para além dessa função, a inclinação cuidadosamente calculada melhora também o desempenho de refrigeração e qualidade de ressonância do áudio.
Os ASUS ZenBook 13 (UX333), o ZenBook 14 (UX433) e o ZenBook 15 (UX533) estão já disponíveis em Portugal com preço recomendado a partir de 999,99 € até aos 1599,99 €.