É verdade… O Notepad do Windows recebeu uma atualização

É incrível como, durante anos, a gigante Microsoft nunca melhorou o pobre Notepad. Um editor de texto é sempre uma ferramenta importante num sistema operativo mas o “velhinho” Notepad sempre foi esquecido. Recentemente a Microsoft anunciou que o Notepad passou a suportar carateres especiais que são usados por editores de texto do Unix, Linux e macOS.
Já experimentou abrir um ficheiro criado no Unix, Linux e macOS, com “carateres especiais” tais como End of Line (EOL), Carriage Return (CR) & Line Feed (LF)?
O exemplo apresentado na imagem a seguir é relativo ao ficheiro .bashrc do Unix/Linux que contem os carateres especiais LF EOL. Como pode ver, o texto não fica formatado o que se torna uma grande confusão para o utilizador.


Com a nova “atualização” o Notepad passa a apresentar corretamente o texto, mesmo quando existem “carateres especiais”. Na atual versão do Windows 10 Insider, o Notepad tem já suporte para Unix/Linux line endings (LF), Macintosh line endings (CR) e Windows Line endings (CRLF).
Os novos ficheiros criados no editor de ficheiros no Windows usarão a finalização de linha do Windows (CRLF) por padrão, mas passa a ser possível visualizar, editar e imprimir ficheiros existentes, mantendo corretamente o formato final da linha atual do ficheiro.

Sendo esta uma alteração recente, o utilizador pode simplesmente não pretender desativar tal suporte. Essa alteração pode ser realizada ao nível do registo do sistema na chave [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Notepad] de acordo com a seguinte tabela que foi disponibilizada pela própria Microsoft.
Será que esta alteração chega para dar uma segunda hipótese ao Notepad?