Utilizar versões 'alternativas' do WhatsApp pode ocasionar o banimento da sua conta

Além da versão oficial do mensageiro instantâneo mais utilizado no mundo, muitos desenvolvedores surfam na onda de popularidade do WhatsApp para colocar nas lojas de apps versões alternativas/tunadas que garantem funções que o app padrão não suporta. No entanto é preciso alertar que utilizar essas versões pode ocasionar o banimento temporário da sua conta, já que eles violam os termos de serviço do aplicativo.
O portal WABetaInfo descobriu que o WhatsApp em sua seção ajuda no site oficial deixa claro que o uso de apps alternativos não é aceito: Se você recebeu uma mensagem informando que sua conta foi ‘banida temporariamente’, isso significa que você provavelmente está usando uma versão sem suporte do WhatsApp em vez do aplicativo oficial. Se este for o caso, você deve fazer o download do aplicativo oficial. 
Mas quais seriam esses aplicativos que o WhatsApp se refere? Nominalmente são citados dois pela companhia: WhatsApp Plus e GB WhatsApp. Ambos podem ser encontrados na Play Store e Apple Store.

Além de violar os termos de serviços do WhatsApp original, assim como qualquer outro aplicativo, esses “aperfeiçoadores de WhatsApp”, que prometem, entre outras coisas, o agendamento de mensagens e a criação de grupos com um maior número de participantes, exigem que o usuário conceda permissões de acesso, como consulta à sua lista de contatos, fotos e vídeos. Além de abrir margem para que cibercriminosos explorem brechas de segurança do app. Esse é um dos motivos apontados pelo WhatsApp para não oferecer suporte a esses aplicativos: a impossibilidade de validar suas práticas de segurança.