Velocidade do 4G no Brasil pode variar até 15 Mbps em um dia, diz pesquisa

A velocidade do 4G no Brasil é inconsistente e pode variar até 15 Mbps em um único dia. Esta é a conclusão da OpenSignal empresa que afere velocidade da Internet móvel ao redor do mundo, publicada nesta semana. A organização observou que os brasileiros podem experimentar oscilação na rede dependendo do horário em que estão conectados.
A pesquisa considerou a Experiência de Velocidade de Download dos usuários em diferentes cidades em relação ao período de 24h. O destaque ficou para Porto Alegre, lugar onde o 4G é mais rápido no Brasil, apesar da variação de velocidade durante o dia. Manaus, por outro lado, é a cidade com menor taxa de download.

Porto Alegre tem a melhor média 4G segundo OpenSignal — Foto: Reprodução/OpenSignal

Como é possível ver no gráfico, Brasília foi o lugar que apresentou maior oscilação de velocidade no 4G durante um dia, chegando a 15,4 Mbps de diferença. No momento com Internet mais lenta, os números chegaram a 19,3 e bateram 34,7 Mbps nas horas mais rápidas. São Paulo também teve alta variação na velocidade de download, com 15,2 Mbps.
É possível observar que todas as cidades brasileiras mostraram baixa velocidade nos horários entre 18h e 19h, momento em que as pessoas estão voltando do trabalho. Apenas Porto Alegre se destacou nesse quesito, apresentando 21,4 Mbps mesmo no horário de pico.

Essa flutuação da Internet móvel durante o dia é prejudicial em tarefas como reprodução de vídeos e músicas, que exigem velocidade constante. Os dados da pesquisa revelam que as operadoras de 4G no Brasil ainda têm muito o que avançar para oferecer uma experiência significativa aos seus usuários. O desafio para as empresas é oferecer o mesmo serviço nos horários de pico, quando o tráfego de dados aumenta devido à demanda.