SMS vs RCS: entenda a evolução do sistema de mensagens via celular

O RCS é o sucessor do SMS, sistema de mensagens via celular já conhecido no mercado há bastante tempo. Entre as suas novidades estão recursos presentes no WhatsApp, iMessage e Telegram, mas que não são possíveis sem recorrer a aplicativos de terceiros. A nova tecnologia, porém, ainda é restrita a apenas algumas operadora e está disponível apenas para smartphones Android. Confira, a seguir, a diferença entre os dois sistemas.
SMS x RCS
RecursosSMSRCS
Depende de internetNãoSim
Envia textoSimSim
Envia áudioNãoSim
Envia imagensNãoSim
Envia vídeosNãoSim
Possui emojisSimSim
Possui stickersNãoSim
Confirmação de recebimentoSim. A configuração deve ser feita manualmente.Sim
Confirmação de visualizaçãoNãoSim
Possibilidade de criação de grupoNãoSim
Visualizar quando alguém está digitandoNãosim
Disponível em todas operadorasSimAinda não.
Disponível em todos sistemas operacionaisSim.Apenas para Android.
Limite de caracteresSim. 160 caracteres.Não
Utiliza infraestrutura da operadora de telefoniaSimSim
Apesar das inovações, o RCS ainda é bastante limitado. Disponível apenas para Android em aplicativos como o Mensagens, o serviço ainda não está presente a todos os usuários de celulares do Brasil, uma vez que depende da adoção das operadoras.
Em 2017, em parceria com o Google, empresas como América Móvil (Claro), Telefônica (Vivo) e Oi assumiram o compromisso de trazer a novidade ao Brasil. O serviço, porém, está disponível apenas ao clientes da Oi, desde janeiro deste ano.
Outro fator que dificultará a livre utilização entre os usuários é o fato de a Apple ter o seu próprio padrão de mensagens, o iMessage. Dessa forma, dispositivos com iOS não são compatíveis com o protocolo RCS – ao menos, até o momento.