Steam Link : após muitos atrasos, app finalmente chega ao iOS

O Steam Link, aplicativo oficial do Steam para transmissão de jogos no celular, foi lançado de graça no iOS (iPhone e iPad), após um atraso de um ano. O software chegou aos dispositivos Android em maio de 2018 e, desde então, havia uma promessa de que ele fosse disponibilizado para aparelhos Apple, ainda que sem previsão. O lançamento ocorreu nesta semana e já está disponível na App Store, inclusive para o Brasil.
O Steam Link permite que seu computador, com o Steam instalado, seja "pareado" com o celular, para que o sistema, loja e até os jogos fiquem acessíveis na telinha do dispositivo móvel. Qualquer game instalado no PC funcionará no smartphone, por meio da tela sensível ao toque. É possível jogar também utilizando controles bluetooth.

Steam Link chegou ao iOS — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Trata-se de um aplicativo para jogar games via streaming, sem a necessidade de ter um celular muito potente. Ele funciona de maneira parecida com as antigas Steam Machines, que eram computadores ligados na TV, e também com o próprio aparelho Steam Link, que também transmite games para televisores.
Ainda é necessário ter um computador para realizar a transmissão, além de conexão Wi-Fi estável, ligando os dois aparelhos. Também é o mesmo princípio por trás do Remote Play do PS4, disponível em alguns celulares, no PlayStation Vita e em sistemas Windows ou macOS.