A busca por emprego pode ser mais fácil com a ajuda de aplicativos de celular, como Catho, LinkedIn e InfoJobs. As ferramentas disponíveis para Android e iPhone (iOS) disponibilizam vagas de trabalho em diversas áreas do mercado. Dessa forma, o trabalhador pode cadastrar seu currículo e fazer contato com as empresas nas quais deseja se candidatar a um posto. As plataformas têm download grátis nas lojas Google Play e App Store e permitem encontrar propostas em todo o país, de acordo com a área de atuação do usuário.
Para aumentar as chances de colocação por meio dos apps, o indicado é registrar todos os seus dados pessoais, formação estudantil e experiências profissionais anteriores. A medida garante uma análise detalhada do perfil por parte das companhias.
1. VAGAS
O aplicativo VAGAS é grátis e sincroniza todas as informações do site de mesmo nome — caso o trabalhador não tenha cadastro, é preciso criar uma conta para conseguir acessar. Pelo celular, é possível preencher o currículo completo, adicionar uma foto e pesquisar por vagas em todo o país. O sistema de busca permite filtragem por cargo, empresa, localização ou por código de identificação da própria plataforma. As oportunidades são ofertadas com as atribuições que a vaga requer, a descrição do perfil de profissional desejado e os requisitos necessários para investir na candidatura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/F/c/nBadBtS2KVcyeQFQaVGA/vagas.jpg)
O app mostra o histórico detalhado de cada candidatura do usuário, em formato de linha do tempo. Isso permite checar se a empresa visualizou o currículo ou se deu algum retorno sobre uma possível seleção, seja positivo ou negativo. Uma aba específica possibilita salvar buscas relacionadas a algum cargo e, assim, economizar tempo na procura por emprego.
2. Indeed
Para procurar vagas no Indeed não é preciso se cadastrar, pois o app exibe as oportunidades de forma gratuita para qualquer usuário. Desta forma, basta digitar o cargo almejado e a localização para que sejam exibidas as opções disponíveis. No entanto, se o usuário encontrar uma vaga que se encaixe no seu perfil, será necessário abrir uma conta para preencher o currículo e se candidatar. Os interessados podem filtrar as vagas disponíveis entre emprego efetivo, temporário, estágio, autônomo, aprendiz e outros.
As oportunidades são exibidas em um layout simples e indicam as responsabilidades que o empregado terá e os requisitos necessários para investir na vaga. As empresas anunciantes podem ser avaliadas pelos usuários em um sistema de uma a cinco estrelas, que representam o nível de satisfação dos empregados em trabalhar naquela companhia. Este indicador também pode ser levado em consideração pelo usuário ao se candidatar.
3. InfoJobs
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/N/y/0nuBWURMidi1vYOzwgHA/infojobs.jpg)
A página inicial do InfoJobs permite fazer uma pesquisa por vagas de emprego, a partir do cargo desejado, da localização ou da área profissional — o app mostra opções pré-determinadas como "Administração", "Comunicação", "Vendas" e "Engenharia", o que facilita na hora da pesquisa. O usuário tem acesso à data em que a oportunidade foi publicada para evitar se cadastrar em vagas antigas ou que já foram preenchidas.
Para se inscrever na vaga, os candidatos precisam fazer um cadastro no aplicativo e realizar o login para preencher o currículo. O trabalhador pode investir em algumas vagas de forma gratuita, mas outras, consideradas exclusivas, requerem a Conta Premium que custa a partir de R$ 33,90 mensais.
4. Catho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/9/W/GMqhYjRdiIPDwjfHzv1w/catho.jpg)
Uma das plataformas de emprego online mais conhecidas do país, a Catho também tem um aplicativo para celulares com sistema do Googlee da Apple. Além do cargo e da localização, o usuário pode determinar o valor do salário desejado para encontrar vagas de acordo com seu perfil, e ainda marcar as opções como favoritas para encontrá-las mais rápido posteriormente. O sistema também mostra o tempo que a empresa anuncia na plataforma e quantos empregos ela já gerou, com o objetivo de assegurar a credibilidade da companhia.
É possível usar o aplicativo gratuitamente, sem login. A conta no serviço é exigência para os interessados em se candidatar a uma vaga. O plano custa partir de R$ 84,90 por mês – há teste grátis por 30 dias. Os planos pagos também oferecem consultoria profissional para a carreira, programa de benefícios em estabelecimentos e cursos exclusivos. Para acessar, basta usar dados do e-mail ou a conta do Facebook.
5. TAQE
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/u/D/3T95OITB2lnj55ZyxLOg/taqe-2.jpg)
6. LinkedIn
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/S/x/tJ2HllTtWYmD2bLJOkqg/linkedin-desktop-product-images-downloads.png)
Além de criar network, a rede social profissional mais famosa do mundo também tem uma seção que oferece um catálogo de vagas de emprego no app para celular. Para isso, o LinkedIn utiliza as experiências inseridas no seu perfil e exibe as oportunidades disponíveis na sua região, com a possibilidade de abranger outras cidades. A ferramenta inclui filtros como nível de experiência, formato de trabalho, função, entre outros. Além disso, também é possível encontrar vagas ao acessar os perfis das empresas — uma aba na página de cada companhia reúne todos os processos seletivos oferecidos por ela naquele momento.