O uso de emuladores de jogos é perigoso para o computador?

PCSX4 é um emulador falso de PlayStation 4 que apenas leva usuários para página com propagandas e download de aplicativos suspeitos. — Foto: Reprodução

Emuladores são programas que imitam, por software, o funcionamento de alguma peça de hardware. Um emulador, portanto, é capaz de imitar a capacidade de processamento de um console de videogame para que jogos desenvolvidos exclusivamente para aquela máquina funcionem no computador.
De maneira geral, os emuladores em si não representam risco para o computador. A operação do emulador — que deve ser limitada às capacidades que ele está simulando — impede que seus documentos e outros arquivos sejam prejudicados. Além disso, os emuladores em si são considerados softwares lícitos, de modo que não é preciso recorrer a sites duvidosos para obtê-los.
O risco de segurança, porém, reside no acesso aos jogos e programas relacionados. O download de jogos é pirataria, que é uma atividade ilícita e potencialmente criminosa. Por consequência, muitos dos sites que oferecem esse tipo de conteúdo têm reputação duvidosa e alguns são patrocinados por redes de publicidade que distribuem programas fraudulentos. Arquivos maliciosos ou falsos podem ser incluídos nos próprios downloads.
Certos emuladores também exigem que você tenha uma cópia do sistema operacional ou código embarcado dos consoles e esses arquivos não são distribuídos junto com o emulador e são protegidos por direito autoral. Mesmo quando eles estão livremente disponíveis na web, você pode não ter autorização legal para usá-los se não for proprietário do console.
Existem ainda casos de emuladores totalmente falsos. O "PCSX4", por exemplo, promete ser um emulador de PlayStation 4, mas o software simplesmente não existe e a página remete visitantes a propagandas numa tentativa infrutífera de obter o programa. Trata-se de um caso notório, porque o site está no ar há mais de um ano.
Na prática, se você tiver que recorrer a sites de pirataria para fazer o emulador funcionar, há uma série de riscos envolvidos. Se no seu caso isso não for necessário ou você estiver interessado em jogos da comunidade ("homebrews"), esses riscos inexistem.
Além disso, o site Internet Archive mantém vários jogos antigos on-line por meio de emuladores. Se você procura algum local para relembrar jogos antigos de maneira segura, esse é um bom ponto de partida.

0 Comentários:

Postar um comentário