Filtro de linha, estabilizador ou nobreak?



 Uma dúvida que sempre surge quando as pessoas vão equipar seu escritório, home office ou indústria é: qual a melhor escolha entre filtro de linha, estabilizador e nobreak? Para você que se vê diante dessa questão, aí vão alguns esclarecimentos que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua necessidade.

Filtro de linha

Este é o equipamento mais simples entre as três opções. O acessório impede que flutuações na corrente elétrica passem diretamente ao seu sistema causando danos. No caso de uma corrente elétrica ultrapassar a capacidade, o fusível é a única proteção existente. Em caso de uma brusca oscilação de energia ou mesmo queda, o fusível queima e o filtro de linha se sacrifica no lugar do equipamento.

O filtro de linha, assim como os estabilizadores e nobreaks, permite ligar vários equipamentos simultaneamente. No entanto, é preciso verificar se o filtro de linha suporta tais ligações para não correr o risco de sobrecarregá-lo. No entanto, esses dispositivos não protegem contra surtos elétricos, que são distúrbio da rede elétrica, onde a tensão se eleva abruptamente por um curtíssimo intervalo de tempo.

Estabilizador

O equipamento alterna a saída de tensão para garantir um suprimento de energia o mais estável possível. Isso estabiliza a tensão que chega da rede elétrica.  A função é manter a tensão de alimentação da carga o mais próximo possível da nominal (120V ou 220V).

No entanto, se houver interrupções retorno de energia elétrica, o estabilizador age e deve regular a tensão sobre o aparelho. Porém, por não possuir baterias em seu interior, não fornece energia. Isso quer dizer que o equipamento não possui autonomia caso falte luz.

O estabilizador é indicado para qualquer equipamento eletrônico com oscilações de energia. 

Nobreak

Entre as opções é o mais eficiente, porque sua funcionalidade vai além de impedir eventuais danos por causa da queda de energia ou oscilações na rede. O aparelho possui uma bateria interna que mantém os eletrônicos funcionando na eventual falta de energia elétrica. Nessa situação, os aparelhos são protegidos e continuam funcionando, já que possuem autonomia por determinado período de tempo.

O nobreak é ideal para ser usado em locais com muita variação de tensão e proteger equipamentos indispensáveis para seu negócio. Os nobreaks são indicados para equipamentos que precisam preservar dados essenciais, como, por exemplo, servidores, computadores e equipamentos de CFTV.

0 Comentários:

Postar um comentário